Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Meditação Ho’ponopono







Ho'ponopono é uma prática que faz parte do sistema de cura havaiano, chamado Kahuna, e consiste em um processo de limpeza e cura de conteúdos, memórias, padrões de pensamento ou comportamento que possam estar atraindo situações e experiências negativas para nossas vidas.

Mas como fazer isso?
A primeira coisa é termos em mente que somos nós que criamos nossa própria realidade, ou seja, tudo aquilo que atraímos para nós, sejam pessoas ou acontecimentos, são manifestações da nossa condição interna: tudo o que está fora, está dentro. Na prática, é saber que, se algo nos afeta de alguma maneira, é porque há uma parte dentro de nós da qual aquilo é um reflexo.
A chave, portanto, é assumirmos 100% de responsabilidade sobre tudo o que nos acontece e nos colocarmos, conscientemente, não mais como vítimas do destino, mas como co-criadores das nossas vidas e de tudo o mais que se relaciona conosco. Ao entendermos isso, passamos a ter em mãos uma ferramenta preciosa de libertação, sabendo que, da mesma maneira que atraímos experiências desagradáveis ou dolorosas, também podemos liberá-las e curá-las.

A partir desta conscientização é que é realizado o processo do Ho'ponopono. Não é preciso colocar uma intenção específica, nem focar em nenhum tipo de resultado, apenas colocar-se em entrega meditativa e trabalhar consigo mesmo, pedindo à divindade, ao universo, ou seja lá que nome você use para se conectar a essa energia sagrada, para que sejam limpas e transmutadas em você todas as memórias dolorosas ou limitadoras que estejam causando algum tipo de problema.

Para isso, são utilizadas quatro simples frases, que podem ser repetidas mentalmente, em qualquer ordem: "
Sinto muito", "Me perdoa", "Eu te amo", "Sou grato". Você pode também destacar uma que lhe toque mais em determinado momento e repeti-la. Não há regras, apenas use sua intuição e a disposição verdadeira de se sentir melhor consigo mesmo.

Quando você diz "
sinto muito", está reconhecendo que permitiu que alguma energia limitadora penetrasse em sua mente ou emoção; ao dizer "me perdoa", está perdoando a si mesmo e se preparando para libertar esse padrão limitador; ao afirmar "eu te amo", está reconhecendo e acolhendo essa energia e, assim, permitindo que o bloqueio seja transmutado em fluidez, te religando à fonte de amor universal. "Sou grato" é a sua expressão de gratidão e sua crença de que tudo será harmonizado da melhor maneira possível, deixando o caminho aberto para que você atraia para sua vida aquilo que for melhor para você.

Sendo assim, o mundo também é um reflexo de quem somos, então, com tantas catástrofes, episódios de violência e todo o tipo de passagens difíceis que estamos vivenciando ultimamente, devemos, mais do que nunca, começar um movimento de transformação e cura dentro de nós mesmos.
Cuide bem de você. Assuma essa responsabilidade. Reserve um tempo em meio à correria diária e conecte-se com essa energia de autoamor e purificação. Na medida em que você melhora, o mundo melhora também, tudo passa a fluir de maneira mais harmoniosa e todos são beneficiados.


Corpo e Bem-Estar
MSN Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário